terça-feira, 3 de novembro de 2015

The hyde - Capítulo: L'Arc~en~Ciel (Parte 1)


           


Gostaria de falar sobre a história do L'Arc~en~Ciel de acordo com a minha perspectiva

Quando deixei minha cidade natal e me mudei para Osaka, comecei a ir a eventos em LIVE HOUSES e fiz uma variedades de amigos. Minha relação era especialmente boa com KIDDY BOMBS, depois de ver alguns shows, eu já tinha em mente fazer parte de uma banda. Mas quem fazia parte do Kiddy bombs, tornou-se eventualmente o primeiro baterista do L'Arc~en~Ciel. Por ele ser uma pessoal muito social e interessante, nós nos tornamos amigos rapidamente.Naquele tempo Kiddy bombs se separou. Na mesma banda, junto com PERO, o guitarrista, o baixista e eu, formamos a banda JERUSALEM'S ROD. Mas apesar da banda já ter feito muitos shows,o baixista não sabia tocar baixo (Risos)
Isso me deu um pouco de medo naquele tempo. Todo o tempo enquanto eu escrevia canções, eu tinha que ensinar o baixista e o guitarrista a tocar suas partes. Me sentia sortudo de pelo menos Pero poder tocar bateria bem. Apesar de que era um árduo trabalho na maior parte do tempo, eu estava em êxtase de estar na banda, estava muito feliz porque finalmente tinha minha própria banda. Esse sentimento era muito precioso. Antes disso, eu era simplesmente uma pessoa normal fazendo um trabalho normal, e a música era só um simples interesse e passatempo. Quando nossas atividades LIVES começaram, eu não tinha confiança, e também acreditava que se produzíssemos músicas de sucesso assim como a banda GASTUNK, ou que nós nos concentrássemos em apresentar nossas canções bem, poderíamos ter a possibilidade de nos tornar profissionais e fazer lucro. Agora que penso nisso, eu realmente era ingênuo, mas realmente penso que naquela época eu sentia que certamente teria sucesso.

Dessa forma, começamos a ter varias apresentações em Osaka. Naquele tempo a pessoa que sempre estava presente em nossos shows era Tetsuya, já havia encontrado ele antes, eu tinha escutado que havia um baixista popular na área buscando por companheiros de banda, ele já havia conhecido varias pessoas. Porque eu e Pero fomos convidados, nos encontramos com Tetsuya. Pelo fato de que Jerusalem's Rod era uma banda nova, não estava muito interessado, só fui porque Pero me disse para fazer. Depois de uma 'Jamming session', eu pensei: "Isso foi realmente incrível, é completamente diferente da nossa banda".

Desde então, Tetsuya parecia ter os olhos em mim. Depois de um tempo, ele vinha e assistia as nossas apresentações, participava das nossas celebrações,  e até me chamava e perguntava "Como está? como está indo com sua banda?" e eu costumava responder "Uhh, muito bem", depois Tetsuya respondia decepcionado "Serio?" (Risos). Isso continuou até que Jerusalem's Rod se separou. Ele continuou perguntando, mas nesse tempo em que ele continuava perguntando, nossa banda tinha entrado em um novo grande problema. Sempre que havia um solo de guitarra, o guitarrista não conseguia manter o ritmo. (Risos). Embora eu realmente gostasse  neles como amigos, comecei a me dar conta que como banda não podíamos continuar. Depois disso decidimos desfazer Jerusalem's rod, é uma lembrança dolorosa para mim. Foi nessas circunstâncias que queríamos tentar ter uma banda com Tetsuya. Com Tetsuya, Hiro(a pessoa que Tetsuya queria para ser o guitarrista), Pero e eu. Era perfeito para nos quatro formar uma banda. Antes que nós(Pero e eu), fomos dar nossa resposta a tetsuya, tínhamos pensado que iríamos só para ver como iam as coisas, mas nós encontramos uma banda com uma qualidade muito grande, extremamente diferente da anterior. Então dissemos: "Vamos fazer isso, vamos formar uma banda". Era fevereiro de 1991, o tempo em que L'Arc~en~Ciel começou.

Curiosamente com L'Arc~en~Ciel começamos muito competitivos. Como eu já disse, continuava pensando que enquanto apresentássemos bons shows, algum dia alguém nos notaria, ganharíamos quem nos apoiasse e depois alcançaríamos um nível profissional, mas com a personalidade do L'Arc~en~Ciel, Tetsuya havia começado com uma grande lista de shows já preparada. Nós nos promovíamos de acordo com a lista. Também, por Hiro(o guitarrista), ser uma pessoa discreta conseguir que ele se apresentasse em um show poderia ser um grande problema as vezes. Quando começamos a fazer shows, lembro que havia 150 pessoas mais ou menos? Como algo padrão para a maioria das bandas, geralmente era menor esse numero. Começamos a fazer nossos próprios panfletos, propagandas e coisas como Goods. Nós até mesmo compramos nossa própria maquina de fax. Colocando todo o processo em perspectiva, nós entramos em algumas dificuldades aqui e ali, realmente devíamos pensar em como estávamos executando nossos planos, mas no momento nós realmente pensávamos que era algo.


Falando sobre o que eu fiz, eu ia muitas vezes em segredo usar a impressora a cores do meu trabalho para imprimir panfletos para os shows. Eu estava trabalhando para uma empresa que produzia luvas de couro, porque eu tinha me formado na faculdade de design, eles me contrataram para desenhar os projetos. No momento o meu trabalho principal era desenhar atuais desenhos de moda para o couro e traduzir isso com instrução para ser feito no produto em si.  Costumava custar cerca de ¥100 por pagina de impressão em cores, e porque eu trabalhava sozinho na maior parte do tempo, imprimia dezenas de pagina de cada vez (Risos). Eu sabia que seria repreendido se me descobrissem, eu estava com medo, cada vez que fazia isso sentia que meu coração iria saltar para fora. Ainda não tínhamos lançado nosso primeiro álbum nesse tempo, então nossos sentidos visuais e artísticos eram muito importantes. Passamos muitas horas em nossas visões. Como um exemplo de como a impressora a cores trabalhou na época, era parecido ao visual de um autorretrato. Eu acredito que usar uma impressora a cores, aumentou o valor visual do L'Arc~en~Ciel. Nosso logo foi desenhado em uma mesa. Devido a que eu usei uma faca que tinha um pouco de cola, eu tive que fotocopia-la varias vezes, e é por isso que a forma é ligeiramente deformada (Risos).

Naquela época, como vocalista, eu realmente gostava de bandas como THE CULT, e queria cantar como DAZING do THE MISFITS, ou ter uma voz forte e áspera como JIM MORRISON, então comecei a imita-los. Eu tinha a ideia errada de que era uma coisa boa a fazer, mas Tetsuya me disse o contrario e me corrigiu. De acordo com sua personalidade, ele deve ter ficado frustrado por um longo tempo antes de chegar para mim com a questão. Quando eu comparava L'Arc~en~Ciel com GASTUNK e The Misfits, eu sentia  que os momentos em que havia segmentos Pop não se encaixavam, agora que olho para trás, as canções pop com um som escuro e voz áspera que eu imitava, talvez tenham ajudado na produção de alguns bons resultados.

Em outras partes, como estar no palco, eu não acho que minha abordagem de agora e de antes, tenha mudado muito. Eu tento correr ao redor tanto quanto possível (Risos). Quando eu era um guitarrista, pensava que não era tão legal ficar parado, então nos shows corria loucamente. Nesse tempo, sem importar se era Tetsuya ou Hiro, suas aparências eram legais e modernas,havia uma parte de mim que realmente admirava isso, eu pensava: "Essas duas pessoas são tão bonitas" . Depois dos dois colocarem suas maquiagens, eles emitiam uma aura , e quando o show começava eles ficavam em silencio. Havia beleza na quietude deles. Na época eu era a única pessoa que gritava: "WAHH~!", e corria ao mesmo tempo (Risos). Nas primeiras performances do L'Arc no Namba Rocket nesse tempo, eu sempre tinha essa sensação.

Quando a banda tinha acabado de começar, eu só tinha escrito duas canções antes, Hiro basicamente escreveu todas as outras músicas, as letras e melodias dependiam de mim. É certo dizer que o vocalista tem a responsabilidade de escolher o estilo em geral. Penso que minha inspiração veio do Heavy metal, no heavy metal geralmente o guitarrista escreve a musica, e o vocalista cria a melodia dela. Devido a que estávamos todos apaixonados e cheios com o Heavy metal, era difícil. O estresse era suficiente para me fazer ficar careca(Risos), porque era minha a responsabilidade de escrever melodias, e a melodia tinha que receber a aprovação de todos antes de continuar. Normalmente todos tocam juntos no heavy metal, mas nós éramos diferentes, a melodia é o mais importante. Embora nós termos mantido o 'estilo', eu senti: 'Eu não posso mais fazer isso'. Assim que após o álbum TRUE, nós mudamos isso, para que o compositor também faria a melodia. Agora isso não acontece mais. Por exemplo, em REVELATION, o interessante é que a melodia que eu pensei foi usada para REVELATION do L'Arc~en~Ciel e a melodia que Yukihiro pensou, foi usada para 'It's a fine day' de Acid android.

Voltando ao meu ponto principal, cerca de 1 ano depois de eu me juntar, o guitarrista Hiro, sugeriu que queria deixar a banda. Mesmo que eu já tenha esquecido sua razão para sair, acho que  por causa das nossas personalidade, tornou-se difícil de nos darmos bem? Mesmo que eu o adorava, eu sentia que talvez Hiro não gostasse muito de mim. Penso que de repente era porque eu sempre pegava suas musicas e fazia mudanças? ou talvez porque eu cantava suas musicas de forma chata? Se esse fosse o caso ele poderia ter me dispensado, mas talvez deixar a banda fosse mais fácil para ele. Quando ele saiu do L'Arc~en~Ciel, parece que ele teria pedido a Tetsuya para sair com ele, eu posso dizer mais ou menos como o Tetsuya se comportou. No entanto Tetsuya optou por permanecer conosco, no final Hiro foi o único que saiu. Nesse tempo, estávamos para lançar nosso primeiro álbum, perder de repente um guitarrista nesse ponto crucial nos fez ficar frenéticos. As gravações para o álbum estavam quase prontas.

A primeira pessoa que me veio a mente foi Ken. Já sabia da existência de Ken desde o começo. Sabia que ele e Tetsuya eram amigos de infância e que ele costumava tocar em uma banda. Ele tinha vindo em vários shows do L'Arc~en~Ciel. Embora eu só tenha falado com Ken algumas vezes, eu tinha escutado a demo da banda do Ken e pelo fato de que as musicas estavam bem escritas e parecia ótimo quando ele tocava guitarra, eu sugerir aos outros membros que nós nos encontrássemos com ele imediatamente. Eu disse "Que tal o Ken?", discutimos isso em um restaurante familiar e os outros membros gostaram da minha sugestão. Então tornou-se: "Vamos tentar pedir para ele primeiro." Acho que era cerca de 3:00 horas da manhã? Apesar de que eu queria ligar imediatamente pra ele e perguntar "Você gostaria de se unir ao L'Arc~en~Ciel?", as 3 da manhã era muito cedo, e eu senti que seria mais propenso dele recusar caso perturbássemos seu sono, por isso decidimos esperar um pouco mais antes de ligar (Risos). Então eu acho que nós esperamos até as 7:00? Nós ligamos e perguntamos "Você gostaria de se unir ao L'Arc~en~Ciel?" (Risos), por que era difícil para ele nos responder imediatamente, ele disse que nos retornaria em poucos dias.
Ken era um estudante universitário naquela época, ele já havia começado a procurar um trabalho. Acho que ele até já tinha passado pela primeira rodada de entrevistas, sem saber quais os resultados ele aceitou se juntar ao L'Arc. Ken nessa época era muito doce e interessante também, embora ele pareça um pouco louco agora (Risos). Ele parecia um estudante universitário normal, vestia uma camisa branca  com jeans. A impressão na época era "Uwah~ há um fantasma no canto" (Risos). E então, a fim de ficar parecido com nós, ele comprou uma roupa feminina, mas ficou muito apertada (Risos), pois ele é alto. Depois Ken comprou um amplificador de guitarra , era do tamanho da que ele tinha em casa. Quando ele comparava o seu amplificador com o amplificador de outro guitarrista de outra banda, o seu era muito pequeno. O pequeno amplificador comparado com o grande passava um sentimento patético. Era muito pequeno (Risos). Na mesma época, Ken comprou uma guitarra Steinberger azul e declarou: "Este é um azul que não deveria existir em nosso mundo". O novo mundo estava apenas começando.

E só assim Ken se uniu. Corremos para completar a gravação do álbum, mas acabamos com um produto que era inaceitável para todos. Não é estranho que as coisas não saiam bem apesar de escutarmos nossos produtores? Nós continuamos com as gravações, mas não podíamos conseguir o som que queríamos. Acho que isso teria nos custado 2 milhões de iene se tivéssemos continuado a contratar produtores para a produção do nosso álbum. Com os resultados e os preços alto, Tetsuya disse que simplesmente nós não poderíamos aceitar as coisas como estavam. Então tivemos a ideia de não lançar o álbum, mas em seu lugar vender 'FLOOD OF TEARS' como um single. Isso realmente nos ajudou financeiramente, porque chamamos a atenção da DANGER CRUE, foi por essa musica que fomos notados. Em seguida, viajamos para Tóquio para ter uma reunião com o Sr. Oishi. Depois disso ele se tornou o primeiro empresario do L'Arc~en~Ciel. De qualquer forma, foi horrível (Risos). Depois dessa reunião, nos dirigimos atrás do Benz do Sr.Oishi. Na metade do caminho, um carro passou  aceleradamente pelo Benz e parou  na frente, o motorista baixou o vidro e mandou-lhe o dedo! Nós todos dissemos "Assustador!" juntos ao mesmo tempo (Risos). Foi então que comecei a pensar "isso realmente é DANGER CRUE". Mas as coisas depois correram bem, eles pagaram a quantidade necessária para que pudéssemos continuar a contratar um produtor e até mesmo discutimos a possibilidade de eles nos apoiar em outro álbum. Foi dessa forma que L'Arc~en~Ciel foi capaz de se tornar estável.

Acho que foi nesse momento que outro membro resolveu sair. Em vez de dizer que foi uma decisão do grupo, foi mais como, Pero desistiu. O papel de Pero era crucial, ele era muito influente. Se ele fosse agir por conta própria, a banda não seria capaz de funcionar. Então sentimos a necessidade de decidir quem era o líder da banda. Porque eu acho que ele não queria dizer: "Eu quero ser o líder", ele acabou dizendo: "Eu acho que Tetsuya é um líder adequado". E no momento, Tetsuya era alguém que estava atento aos detalhes. Mas por causa disso a fenda entre Pero e nós cresceu ainda mais. Chegou a um ponto onde Pero não vinha mais para nossos ensaios, e por causa disso precisamos procurar um baterista substituto. Podíamos ver que ele não tinha mais vontade de ser parte de nós, então antes que procurássemos um substituto, nós lhe dissemos: "Desculpe" antes de pedir-lhe para sair.
E mais uma vez, começamos a buscar um novo membro. Tetsuya entrou em contato com Sakura, e sobre o que aconteceu no processo, eu não me recordo. Sakura viajou para Osaka para nos encontrar. Ele nos disse que ele tinha um forte senso de individualidade e que talvez a gente não nos daríamos bem, então ele tinha a intenção de recusar (Risos). Mas por causa de nossa forte impressão, e pela sinceridade de sakura para fazer música, então... (Risos) O baterista foi decidido.

Depois que Sakura se uniu a nós, a produção de "DUNE" tornou-se imediata. Alugamos um apartamento e íamos gravar todos os dias. Por eu ser o responsável pela letra e a melodia, eu passei muito tempo com isso, e também achei extremamente estressante. Houve muitas vezes em que eu não dormia e ia direto para o estúdio. Eu não estava acostumado ao processo de produção e gravação de música, então eu estava muito nervoso. Meu corpo estava tenso e não havia nenhuma maneira de eu cantar bem. Eu me sentia deprimido. Mas, porque existiam coisas novas/estimulantes  que aconteciam ao longo do caminho, eu estava animado! Eu sempre lembro que o Sr.Oishi me disse: "Se você dorme no estúdio de gravação, é um desrespeito com os engenheiros de som"(Risos).

DANGER CRUE tinha uma política  com respeito a todas as bandas, tinham que ser de Kansai. Havia uma tradição  de que mesmo que uma banda  fosse superior, antes de ela ser proeminente, ela não podia se mudar para Tóquio. De acordo com os pensamentos de Tetsuya, ele tinha a sensação de que não demoraria muito para nós irmos para Tóquio, por isso pedimos para Sakura se mudar temporariamente para Osaka. Em Osaka, continuamos a ter práticas e lives ... Eu acho que tivemos alguns? Apesar de que sakura tinha uma personalidade forte, ele era fácil de entender. Ele expressava seus gostos e desgostos claramente. Devido a que era fácil determinar o que ele gostava e não gostava, eu achava que ele tinha uma influência positiva sobre o L'Arc~en~Ciel, mas a minha primeira impressão dele não foi boa. Eu não acreditava que podia haver uma pessoa tão boa, mas depois disso, minha visão mudou. Parecia haver muitos mais exemplos de boas pessoas. Sakura se encaixou muito bem em nossa banda.

Neste momento, L'Arc~en~Ciel começou a ganhar popularidade em Osaka. Em termos de estratégia, muitas bandas se mudaram para Tóquio neste momento, mas tetsuya achou que devíamos continuar em Osaka  por mais tempo, para ganhar ainda mais popularidade antes de nos mudar para Tóquio. Eu pensei que esta ideia era brilhante! Honestamente, houve muitas vezes  em que  tetsuya tinha estratégias inteligentes. Mesmo que nós decidimos levar a passos lentos nossa ida a Tóquio, a situação de Osaka naquela época era que muitas bandas e suas marcas tinham disputas. Assim, mesmo que nós decidimos ficar em Osaka por um longo tempo, resolvemos que talvez seria melhor se mudar para Tóquio antes.
Eu amei  começar uma nova vida em Tóquio. Foi algo como ganhar a vida, escolher os móveis para minha casa, como as ruas pareciam, os parques, como o Yoyogi park parecia com uma  floresta, os caminhos subterrâneos, e todos os salões de beleza! Eu estava tão feliz!
Como uma outra forma de ver, nunca me acostumei com Osaka. Para ser franco, Osaka é como uma cidade capital. Há arranha-céus em todos os lugares e pouca natureza. Além disso, há muitas pessoas barulhentas, sentia que nossas personalidades eram muito diferentes. Os comprimentos dão a sensação de que é como "O quê! Seu desgraçado, você está louco!?"  As pessoas de Osaka acham que as pessoas de Tóquio têm uma atitude fria, mas eu acho que eles têm a voz mais suave e têm uma forma gentil de falar. Eu fui capaz de me ajustar facilmente ao novo dialeto. Mas hoje em dia, eu costumo usar o dialeto de Osaka.

Voltando a o que estávamos fazendo antes, nós começamos uma tour por LIVE HOUSES e mudamos nossos métodos de produzir álbuns. Desta vez tivemos a oportunidade de gravar o álbum "Heavenly" eficientemente em um curto espaço de tempo, e completamos o que L'Arc~en~Ciel faz hoje.
Pode-se dizer que eu acreditei em mim mesmo, mas acho que só L'Arc~en~Ciel entendia o que estava acontecendo no momento. Claro que a gravadora nos dava conselhos profissionais e nos dizia para fazer certas coisas, mas mesmo agora, eu sinto  que nós éramos os únicos que realmente entendiam o que estava acontecendo. Foi por  eu ter esses sentimentos naquele época que eu ainda sou capaz de fazer o que estou fazendo. Expliquei-lhes que, mesmo sem nós, havia muitas outras bandas e músicos lá fora. Se falhássemos seria apenas mais uma falha de trabalho para eles, mas para nós, era a nossa vida. Eu penso que a nossa forma de ser sérios era diferente, deixá-los ter o controle de tudo não era bom. Devíamos ambos por ideias na mesa e trabalhar os problemas em grupo.

Foi então que percebemos que nossos sonhos versus a realidade eram com respeito aos meios de comunicação. Nós vimos os incrível CMs na televisão. Mesmo que quiséssemos criar um bom CM, não seria realizado facilmente. A arte de alta qualidade é cara. Se nós pensávamos em algo incrível, provavelmente era caro. Mesmo que a nossa música combinava bem com o CM e soava melhor do que de outra pessoa, nós não fazíamos. Naquela época, percebemos que mesmo que nós quiséssemos fazer algo, se não vendêssemos para o público, não funcionava. Isto tornou-se a nossa motivação.

Em 1996, a canção "Flower" foi lançada. Era uma época em que as músicas de Mr. Children e SPITZ eram populares. Observamos que a população do país estava sedentos para o som de uma guitarra acústica e não a elétrica, por isso decidimos produzir uma música sem o uso de instrumentos elétricos. Isso pode produzir uma canção sonhadora, pode-se dizer que ela dá uma sensação de flutuação, e eu gostei por causa disso. "Flower" foi  produzida com esses pensamentos em minha mente. Agora que eu penso nisso, embora essa ideia veio num momento em que eu estava extremamente ocupado e um pouco forçado, muitas pessoas me dizem que gostam desta musica. Foi a primeira vez que eu senti o meu propósito neste mundo, escrever uma boa canção (Risos). Porque eu estava sendo capaz de manter-me nos prazos, eu estava cheio de confiança. Foi uma grande surpresa quando esta canção foi usada como tema de "Professional Golf News". Apesar de que eu não tinha 'golf' em mente enquanto eu escrevia esta canção, eu disse a mim mesmo que enquanto as pessoas tivessem a oportunidade de ouvir essa música, iria vender bem. Estrategicamente, você poderia dizer que nós queríamos que ela fosse transmitida tanto quanto possível.

Mas "Flower" se tornou uma boa canção graças a melodia de ken. Quando o clímax da música começa, o acompanhamento de ken no fundo sem o uso de uma guitarra elétrica, traz para fora a melodia e melhora a qualidade geral do som. Mesmo agora, se é somente o acompanhamento, uma parte de mim sempre sente que é por causa dessa melodia que a música soa bem. Se ela simplesmente tivesse os acordes, não teria sido uma canção interessante. Eu posso realmente dizer que essa é a magia da música.

Por exemplo, "HEAVENS DRIVE" tinha uma intro que foi originalmente composta por três progressões de acordes simples, mas por a parte do baixo de Tetsuya ter as mesmas notas, fez com que a musica soasse muito melhor. Outra canção como essa seria "HONEY", uma parte importante dela é quando a melodia de ken se estabelece no fundo. Essa foi a razão dela se tornar uma grande canção. Mas, mesmo quando "HONEY" só tinha a parte rítmica da guitarra, ainda soava legal (Risos). Foi capaz de se tornar ainda melhor com a adição da melodia.

Indo para 1996, lançamos com sucesso o álbum "True". É um álbum de alta qualidade que deixa as pessoas com uma profunda impressão, um grande álbum. Alcançou o primeiro lugar no ranking e vendeu mais de 100 mil álbuns. Fizemos uma tour por todo o país! Na época, honestamente pensávamos que iria continuaríamos com êxito.

Nós não sabiamos que sakura estava usando drogas. Sabíamos que ele tinha usado, mas... quando tinha ele começado de novo...? Parece que isso aconteceu há muito tempo. Sakura chegava tarde aos ensaios e reuniões muitas vezes, agora que penso nisso, nós pensamos "é assim ", mas não suspeitamos de nada no momento. Estávamos muito chocado, nós não sabíamos de nada, ate que saiu a noticia de que ele foi preso. Ficamos muito abalados.

Depois disso, começamos a ter muitas reuniões. Embora estivéssemos muito chocados, decidimos que L'Arc~en~Ciel precisava de uma pausa. Pondo de lado o incidente de sakura, começamos a realizar as atividades. Esta foi uma decisão tomada por todo o  L'Arc~en~Ciel . Eu disse a mim mesmo que havia muitas maneiras de ir sobre isso, mas o meu pensamento final foi que não iríamos esperar ele voltar para a banda. Tratamos de começar de novo, começamos a procurar um baterista. Foi uma coincidência que no momento sempre víamos  Yukihiro-no estúdio de gravação, por isso eu sugeri que contratássemos Yukihiro temporariamente. Os membros da banda e os diretores gostaram da sugestão. Mesmo que estilo de bateria de Yukihiro fosse completamente diferente, quando começamos  pela primeira vez, eu tinha sentido que seu estilo era muito adequado com o  L'Arc~en~Ciel. Basicamente, L'Arc~en~Ciel é muito fiel ao som individual, e é por isso que eu acho que nós nos encaixamos muito bem com a forma de tocar bateria de Yukihiro.

Tradução em Inglês:  L'Arc~en~Ciel Canadá  https://www.facebook.com/notes/larcanada/translation-the-hyde-chapter-larcenciel-part-1/424773034270522
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário