terça-feira, 16 de outubro de 2012

LE-CIEL Extra: Diário do hyde


18-19 de fevereiro: Ensaio para a WORLD TOUR 2012
Isso foi mais como um ensaio para o live do fã clube do LE-CIEL do que para a WORLD TOUR 2012. Eu acho que o show apenas para os membros foi uma oportunidade especial e rara para os fãs, já que nós lançamos nosso novo álbum "BUTTERFLY" mas nunca fizemos para turnê para ele.

23-24 de fevereiro: LE-CIEL Members only Live
Nós queríamos que a setlist da turnê mundial fosse um "Melhor do L'Arc~en~Ciel" em vez de tocar faixas do BUTTERFLY, mas uma parte de mim queria ter a chance de tocá-las em algum lugar. Pessoalmente eu acho que eu consegui realizar este desejo no show na Yokohama Arena. Eu achei que a platéia ficaria feliz em aproveitar algo diferente da turnê mundial - algo exclusivo. Claro que nós usamos essa oportunidade para conferir se as projeções das imagens e os efeitos da WORLD TOUR estavam funcionando bem, mas como era um show exclusivo para os membros do LE-CIEL, foi muito simples e confortável. Todos nossos shows são assim, mas eu sinto isso com mais intensidade nos shows só para membros.

1-2 de março: Para Hong Kong
Fazer divulgação no exterior pode ser frustrante por causa das barreiras do idioma. Eu sempre acabo pensando "é tão difícil desfrutar disso". É difícil criar o clima que eu quero, especialmente nas coletivas de imprensa e coisas assim. Também é assim quando as fazemos no Japão, tudo que eu digo parece soar tão sério, não é um dos meus pontos fortes e eu nunca gostei de fazer isso. O ken-chan é bom nessas coisas - ele relaxa o clima, o que me deixa muito agradecido.

Ah sim, de noite, depois da divulgação, nós andamos em um daqueles ônibus, aqueles de topo aberto. Eu achei que precisávamos fazer isso em Hong Kong. Foi divertido. Eu ficava pensando que nós íamos bater nas placas (risos). Depois disso nós fomos ao mercado noturno. Huh? Eu comprei algo? Uma capa de iPhone? Ah sim, uma que parece um gato. Não? Era um urso? Não era um gato preto? Huh? Branco? Um gato branco? Ah sim, sim, eu lembro! Era o Rilakkuma menor, o Korilakkuma! Hm, sim, eu só o usei naquele dia (risos).

3 de março: “WORLD TOUR 2012” Asia World EXPO ARENA
Recentemente eu comecei a pensar que eu finalmente encontrei meu 'lugar' como vocalista do L'Arc~en~Ciel. Agora eu consigo me expressar muito melhor. Eu comecei a sentir isso desde os shows no Estádio Ajinomoto, e eu acho que isso ficou muito em evidência nesta turnê mundial. Hong Kong foi o primeiro passo disso.

4-5 de março: Para Bangkok
Eu acho que o molho apimentado que eu comi no primeiro dia em Hong Kong era um pouco forte demais. Desde então eu fiquei com uma constante dor na barriga. O molho apimentado era muito gostoso e ia bem com tudo. Era tão delicioso que eu pensei "vou levar isso para casa" e até pedi para levar num pote de vidro. Quando eu cheguei na Tailândia eu fui direto para o hospital, mas haviam muitas fãs enfermeiras, que ficaram tipo "eu vou para o seu show amanhã!", então eu fiquei "ah não, mas eu estou com o estômago ruim... O que eu faço... Isso é embaraçoso..." (risos). E durante o exame as enfermeiras ficaram coradas porque elas também estavam com vergonha (risos). Foi um pouco humilhante (risos).

O segundo dia em Bangkok foi de divulgação, mas o terceiro foi livre. Então eu visitei muitos templos e ruínas, e terminei o dia com bastante comida em um restaurante com vista para a noite - eu me diverti muito. Recentemente eu estou muito interessado no Budismo. Eu fico animado só de ver coisas relacionadas. Tipo "as pessoas tem venerado essas coisas desde tanto tempo atrás". Eu andei de elefante também. Hmm... Não foi muito confortável. Eu nunca pensei que fosse ser TÃO desconfortável. O quão rápido ele era? Parecia tão devagar, mas eu acho que como os passos eram largos, nós estávamos indo bem rápido? O cameraman estava em um outro elefante, mas o condutor sabia o que tinha que fazer então deu um jeito de fazer os dois ficarem em paralelo. Foi memorável - os elefantes e as ruínas como plano de fundo foi incrível.




7 de março: “WORLD TOUR 2012” IMPACT ARENA
A voz da multidão foi tão avassaladora que nós tivemos que trocar os monitores de ouvido. Mas na verdade eu nem reparei (risos). A animação da platéia era de primeira classe.

8-9 de março: Para Xangai
Quando eu viajo eu quero comer a comida local. Mas em lugares como os EUA, eu não fico interessado na comida local, então no fim eu quero comer comida japonesa. Mas na Ásia, não importa onde você vá a comida é boa, então quando eu começo a dizer "eu quero comer isso", "depois eu quero comer aquilo" já é hora de ir embora. Eu acho que em Xangai em comi Dim-Sum ou algo assim.

Mas sabe, depois do show em Hong Kong, por alguma razão, nós comemos filé. Eu ainda fico com raiva só de pensar (risos)! Eu fiquei tipo "O QUE!? Mas nós não deveriamos estar comendo Dim-Sum ou algo assim? Por que não comida chinesa?!". É tipo ir para Hakata e comer Miso-ramen. Inacreditável. 

10 de março: “WORLD TOUR 2012” MERCEDEZ-BENZ ARENA
Assim como eu imaginei, os fãs em Xangai eram muito ativos. Os fãs da Coréia do Sul eram estrondosos, mas os fãs chineses se mexiam bastante - eles saem de seus lugares durante o show, de tanta animação. Isso reflete as personalidades das pessoas em cada nação. Os fãs japoneses são tímidos - isso não é uma coisa ruim, mas eles se comportam muito estritamente. Todos fazem os mesmos movimentos.

15-16 de março: Para Taipei
Ah sim, quando nós chegamos em Taipei vimos muitos posteres do show do Marilyn Manson. Então eu pensei "ah, quando vai ser?", e na verdade seria naquele mesmo dia! Então eu fui, mas foi terrível. Ele não tinha motivação alguma. E ele engordou e estava vestindo alguma camisa preta aleatória, como uma pessoa normal. Bem, ele estava jogando o microfone e era muito maluco, mas eu acho que ele sabia o que estava fazendo porque era uma música de sucesso atrás da outra. Mas mesmo assim a platéia parecia animada - eu acho que eles estavam felizes que ele veio e tocou. Mas comparado ao show que eu assisti em Londres há dez anos... Foi um pouco decepcionante.

17 de março: “WORLD TOUR 2012” TWTC Nangang Exhibition Hall
Durante essa turnê os efeitos principais eram as projeções de imagens e vídeos no palco, então era difícil tudo dar 100% certo. Não era possível ter tudo perfeito desde o início. É difícil que tudo funcione a tempo, especialmente porque tudo começa um mês antes do início da turnê quando nós começamos a ficar ansiosos e animados. Nós tentamos nosso melhor, mas sempre há coisas que precisam ser arrumadas durante a turnê. E também há coisas que nós só percebemos quando tentamos de verdade.

O mesmo vale para a setlist - é impossível julgar antes de termos tentado. Antes da turnê nós pedimos aos fãs de cada país votarem em suas músicas favoritas, então nós levamos os votos em consideração. Mas eu acho que os fãs que votaram eram mais hardcores, então não dava para se basear totalmente nos resultados. Mas foi muito informativo.

21-24 de março: Para Nova Iorque
Tudo que você pode fazer em um avião é ficar sentado, então eu tentei fazer coisas úteis durante os vôos. Conferir coisas, planejar, pensar. Além disso, tudo que dá pra fazer é dormir. Se eu achar que vou ficar em melhor forma se eu dormir, eu durmo até entre as refeições. Mas sobre Nova Iorque, eu fiquei completamente confuso com o fuso-horário. Era completamente o oposto do Japão, então eu não fazia ideia se deveria estar dormindo ou acordado (risos). Então eu assisti alguns filmes. Eu gostei muito de "Once in a Blue Moon". Eu dava risada tipo "HAHAHAHA" enquanto chorava muito (risos).

Assim que chegamos em Nova Iorque o que mais me preocupava era a divulgação. Porque a capacidade do local era muito grande. Era o Madison Square Garden. Quando nós estávamos sendo entrevistados como parte da divulgação, eles quase sempre nos diziam coisas tipo "vocês são os primeiros japoneses a tocar aqui" ou "vocês são os primeiros asiáticos a tocar aqui". E então eles perguntavam, "então, como vocês se sentem?". Primeiro eu pensava, "nós não sentimos nada diferente de tocar em outros países", mas depois de tantas entrevistas que nos perguntavam isso, eu aos poucos comecei a sentir "ah, já que somos os primeiros japoneses a tocar aqui, é bom parecer legal e que façamos um bom trabalho. O jeito que eles percebem o Japão pode mudar por causa da gente". Eu senti, "na verdade, nós estamos carregando a bandeira do Japão nas nossas costas - estamos representando o Japão". Eu particularmente não queria transformar isso em algo tão grande, mas naquela situação não tinha como evitar se sentir assim. E era uma pressão muito grande.



25 de março: “WORLD TOUR 2012” Madison Square Garden
Por causa disso, quando acabamos o show parecia que tínhamos terminado uma prova. Uma prova sobre "rock", onde tínhamos que escrever na folha de respostas tudo que aprendemos nos últimos 20 anos. Nossa nota? Eu acho que fomos bem. Eu não diria 100%. Mas julgando a partir das nossas capacidades, foi bem próximo do perfeito. Eu acho que algumas partes foram tensas. Mas eu consegui fazer as partes acappella sem me sentir apreensivo. Eu acho que nós atingimos uma nota alta como L'Arc~en~Ciel.

Antes do show eu pensei que íamos nos sentir como se fossemos atletas jogando fora de casa. Eu pensei que a platéia estaria cheia de gente pensando "bem, vamos ver do que vocês são capazes". Mas na verdade o clima era muito acolhedor e amigável, então me senti aliviado. Todos os shows do L'Arc~en~Ciel são para plateias assim, que gostam de nós. Então, quando repentinamente precisamos encarar uma platéia hostil, eu acho que o clima da banda muda. E isso significaria que não conseguiríamos dar o nosso melhor. Eu estava com medo disso.

Eu não lembro o que exatamente eu estava sentido, mas durante minhas partes acappella, eu conscientemente pensei que podia sentir o ar do Madison Square Garden enquanto cantava. Eu abracei aquela experiência enquanto sentia aquele clima. Acho que foi um show incrível.

9-10 de abril: Para Londres
Eu fiquei em Londres durante muito tempo enquanto gravava o ROENTGEN, então eu já tinha meus restaurantes favoritos lá. Dessa vez eu me esforcei bastante para encontrar um restaurante italiano que eu gostava. Eu não conseguia lembrar do nome. Eu não tinha certeza do lugar também, além das formas das avenidas que eu vi no mapa. As ruelas tinham formas únicas, então eu achei que conseguiria achar o restaurante desde que achasse as ruelas. Mas eu não consegui. Então eu fiz um desenho e disse "eu acho que era assim" para o meu assessor, que achou imediatamente. A primeira vez que eu fui àquele restaurante foi durante a época de "Niji", e o pepperoncino que eles serviam era uma delícia. Então eu fui bastante lá durante a época do "ROENTGEN" também, e como eu estava loiro na época, eles me chamavam de "Menino Dourado". Mas... .... ...Quando eu fui lá dessa vez, a direção havia mudado e eles não tinham mais o pepperoncino no cardápio (risos).

11 de abril: “WORLD TOUR 2012” indigO2
O local foi muito bem construído. Os balcões eram para frente e baixos, então eu acho que todos se divertiram,  mesmo quem estava naqueles lugares. Talvez deve ter sido porque o local era pequeno, mas os londrinos estavam muito animados e selvagens. Mas eu acho que a primeira vez é fácil. Há fãs que estavam esperando por nós, e muitos fãs que vieram de outras partes da Europa. Mas a partir da segunda vez, começa a ficar mais difícil. Se uma banda vem ao Japão pela primeira vez, todos vão vê-los, mas a próxima vez que eles vierem, eles não irão de novo. É a mesma coisa. Então é claro que o show foi ótimo e todos pareceram ter se divertido, mas nós não devemos ficar felizes ou satisfeitos com isso. Eu sinto que da próxima vez precisamos fazer melhor. A mesma coisa vale para Nova Iorque. Mas sim, Londres foi ótimo.

12-13 de abril: Para Paris
Nós viajamos de Londres para Paris no Eurostar. Nós normalmente não viajamos de trem - talvez somente de trem bala? Mas foi completamente diferente do trem bala - o cenário era incrível, e nos serviram comida... Parecia uma excursão de escola - muito divertido.

14 de abril: “WORLD TOUR 2012” Le Zenith
Foi nossa segunda vez tocando em Paris e, como eu disse, pensamos que a platéia não estaria tão animada quanto da primeira vez. Mas eu fiquei feliz em ver que todos estavam animados mesmo antes do show começar. Eu acho que a França é um país disposto a aceitar a cultura japonesa. Por causa disso eu acho que além dos fãs que vieram nos ver da última vez haviam muitos fãs novos também. E eu acho que isso gerou um bom equilíbrio.



20 de abril: "One night only L'Arc~en~Ciel Premium Night" no LIQUIDROOM. Evento para celebrar o 20º aniversário da gravadora da banda
Nós não tínhamos feito um show do L'Arc~en~Ciel em uma casa de show há um tempo, então foi incrivelmente especial e raro. E na verdade, foi bom. Nós ajustamos a setlist para algo que fosse mais adequado a uma casa de show. Foi bom fazer algo diferente durante a turnê. E como eu disse no MC, nós fizemos o show para expressar nossa gratidão à gravadora que tem aturado uma banda tão egoísta como a nossa por tanto tempo. Mas eu acho que foi uma experiência muito valiosa para nós também.

21-24 de abril: Snowboard
Eu não fui andar de snowboard durante esse tempo? Eu acho que eu andei de snowboard em todos esses dias livres aleatórios (risos). Tinha um problema quando eu fui dessa vez - os teleféricos não estavam funcionando por causa do vento forte. Mas apesar disso, eu passei o dia todo andando de snowboard.

27 de abril: Para Cingapura
Sabe, eu pensei nós íamos ficar naquele hotel novo. Naquele hotel que é um arranha-céu com a piscina no topo (The Marina Bay Sands Singapore). Eu tinha certeza que nós íamos ficar lá, mas eu achei que deveria perguntar "nós com certeza ficaremos lá, né?" mesmo assim. Mas me disseram "não, vocês não vão". E a partir daquele momento eu fiquei choramingando, choramingando, choramingando. Especialmente porque não é sempre que nós vamos para Cingapura. Por causa disso, eu queria muito ficar lá, mas... ...Mesmo?! Não?! (risos) Sério, eu fiquei mesmo choramingando, choramingando, choramingando...

28 de abril: “WORLD TOUR 2012” Singapore Indoor Stadium
Foi a primeira vez que nós tocamos naquele local também, então eu senti que todos estavam esperando por nós. A multidão estava muito afiada e todos estavam muito animados.

30 de abril - 1º de maio: Para Jacarta
Coletiva de imprensa

2 de maio: “WORLD TOUR 2012” Lapangan D Senayan
Eu nunca achei que faríamos um show lá (risos). O cenário e as ruas eram muito tropicais. Mas o álcool não era muito bom - em muitos momentos eu acho que o vinho não foi armazenado adequadamente - mas eu acho que é porque eles não estão acostumados a servi-lo.

Mas o show em si foi ótimo. Foi ao ar livre, e muitas pessoas estavam usando turbantes porque muitos fãs eram muçulmanos. Deveria estar muito calor mas eles não mostravam a pele - pareceu diferente de qualquer outro país que fomos antes. Mas quando eu vi os rostos deles, eles estavam tão animados quando os fãs em qualquer país. Todos estavam sorrindo e cantando junto - foi maravilhoso. Eu pensei, "ah, nós atravessamos as barreiras da religião". Nós já havíamos sentido que cruzamos as barreiras dos países e nacionalidades, mas nunca pensamos na religião. Mas dessa vez, mesmo só do que nós simplesmente vimos, sentimos que atravessamos as barreiras da religião. Foi um show do qual eu senti os verdadeiros milagres da música.



3-4 de maio: Para Seul
Entrevista com a mídia local.

5 de maio: “WORLD TOUR 2012” Jamsil Gymnasium
Haviam muitas garotas andando de shorts, como o Shojo Jidai (Girl's Generation) - eu acho que é porque o K-POP é popular em Seul agora. Mas mesmo nessa situação eu tinha certeza que tínhamos o poder de convencer as pessoas com nossa própria música, de um jeito diferente desses grupos populares de dança. Então nós usamos isso como nossa força. Tendo dito isso, nós não fizemos nada diferente do normal, mas mantivemos isso em mente.

9-10 de maio: Ensaio para “WORLD TOUR 2012 THE FINAL”
Como tínhamos adicionado o show do Estádio Nacional, achamos difícil distinguir entre os shows no Japão. Em outras palavras, já que nós íamos fazer dois shows grandes na região de Kanto, os fãs não ficariam felizes a menos que fizéssemos dois pares de shows diferentes. Então no fim nós decidimos fazer os shows no Estádio Nissan e no Universal Studio Japan como se fossem parte da turnê mundial. Eu queria que fossem a última parte da turnê mundial, mas adicionamos algumas faixas do BUTTERFLY para um gosto especial. Especialmente porque nós não tínhamos tocado as músicas do BUTTERFLY desde o show para os membros do LE-CIEL. Então os shows foram como fechar a turnê mundial com chave de ouro.

12-13 de maio: “WORLD TOUR 2012 THE FINAL” Nissan Stadium
Eu fiquei feliz que não choveu no dia. Apesar de que estava frio. Foi o encerramento do ano que passou e eu acho que conseguimos mostrar como o L'Arc~en~Ciel de agora é o melhor e o mais legal até então. Nós conseguimos expressar isso mesmo depois de 20 anos, o L'Arc~en~Ciel atual está em sua melhor forma.

Eu acho que tudo mudou desde os shows no Estádio Ajinomoto. Nós nos tornamos mais arrojados e impressionantes. Eu tive uma revelação. A partir do momento que eu comecei a gostar de cantar de verdade, eu senti que minha habilidade em me expressar sofreu uma mudança drástica.

19-20 de maio: “WORLD TOUR 2012 THE FINAL” Universal Studios Japan
Eu acho que os fãs devem ter se divertido porque os ingressos incluíam entradas para o parque. Eles podiam se divertir o dia todo, da manhã até a noite. O show? Bem, nós tivemos alguns convidados especiais, o que eu acho que foi um sucesso.



23 de maio: Ensaio para “WORLD TOUR 2012 THE FINAL”
Então parecia que tínhamos que mudar de engrenagem novamente (risos). O próximo era o Estádio Nacional. Nós pegamos algumas ideias que já tínhamos e tentamos as reconstruir e reconfirmar. Apesar de que nós já tínhamos decidido a setlist e outras coisas. Mas nós tínhamos que mudar as engrenagens dentro de nossas cabeças. E ao mesmo tempo tínhamos que pensar no Havaí (risos).

26-27 de maio: “WORLD TOUR 2012 THE FINAL” National Stadium
Na verdade eu nem sabia onde ficava o Estádio Nacional, mas o tet-chan estava dizendo há séculos que queria muito fazer um show lá. Já que ele queria tanto, eu também pensei que deveríamos fazer um show lá. Então, nesse sentido, um dos nossos sonhos se tornou realidade.

Sobre a estrutura do show, tinha que ser diferente. Nós queríamos que fosse o final definitivo do nosso 20º aniversário. Então nós não queríamos fazer mais as músicas 'BUTTERFLY' também. Nós queríamos que fosse de novo como um festival. Então eu acho que as coisas especiais, como o desfile de boas-vindas que o ken-chan sugeriu, e usar a chama Olímpica que representava o lugar que o tet-chan queria tanto foi genial. Eu acho que uniu tudo.

31 de maio: “WORLD TOUR 2012” Show no Hawaii Waikiki Shell

1 de junho: “LE-CIEL Presents Hawaii~en~Ciel Special Live” Waikiki Shell
Tudo começou com a ideia de fazer uma pós-festa no Havaí. E já que estávamos dolorosamente cientes que nosso "Hawaii~en~Ciel" anterior não foi muito bem recebido, nós queríamos satisfazer a todos dessa vez. Mas como nossa agenda estava tão apertada, foi difícil adicionar muita coisa extra, então nós pensamos no que poderíamos fazer para que todos gostassem, então tivemos a ideia de fazer dois shows. O primeiro dia seria parte da turnê mundial, já que temos alguns fãs da região também. E no segundo dia nós tocaríamos canções mais raras para o show exclusivo para membros do LE-CIEL. Nós achamos que provavelmente os fãs ficariam satisfeitos.

Mas durante esse tempo um dos membros mais próximos da nossa equipe faleceu no Havaí. Aconteceu no início da manhã do dia do nosso primeiro show. Ele era o editor de uma revista de música, e eu gostava tanto da revista que eu até tinha uma coluna nela. Ele fazia os trabalhos para nós na época. Desde então a revista não circula mais, mas mais recentemente ele estava envolvido na produção dos panfletos do VAMPS. Então nosso panfleto mais recente do VAMPS foi sua última criação. Então foi muito estranho e foi difícil fazer esses shows no Havaí. Aparentemente, na noite anterior, ele disse para alguns dos staffs, enquanto eles bebiam juntos, que ele gostava de Bye Bye, então nós decidimos a tocar como homenagem. Nós a tocamos no fim do nosso primeiro show, e enquanto eu cantava eu pensava "é tão cruel ter que cantar essa canção num momento como esse".

Ele era uma pessoa muito cheia de ideias e um homem de coração bondoso, então eu achei que ele odiaria nos ver de luto juntos por ele. Então não quisemos cancelar nossa pós-festa. Eu acredito que cada um de nós deva lamentar sua morte de nosso próprio jeito, em nossos corações.

E ALGUMAS PALAVRAS FINAIS...
Não é mais nosso 20º aniversário - é nosso 21º (risos). Se alguém ler isso e ficar interessado no L'Arc~en~Ciel, por favor alugue o DVD desses shows (risos). Mesmo que seja alugado, eu acho você irá entender quando eu digo que "o atual L'Arc~en~Ciel é o melhor até então". Eu vou adorar se você puder assistir. E fique de olho no que o L'Arc~en~Ciel terá a oferecer no futuro.




Créditos:
Tradução Japonês/Inglês: L'Arc~en~Ciel English Street Team
Revisão: Gaby

Um comentário:

  1. Amei amei, lindo <3333
    Mas eles ein, nem pra vir visitar o Brasil m_m

    ResponderExcluir