domingo, 24 de junho de 2012

Entrevista com tetsu na revista Rock It (1993)




Como você era quando criança?
tetsu: Eu era uma criança quieta e inativa fora de casa. Em casa eu era arteiro mas assim que saía, eu meio que me escondia atrás de meus pais. Como eu era tímido, não tinha muitos amigos na vizinhança, e eu gostava de sentar sozinho em casa e fazer nada. Apesar de ter feito alguns amigos quando eu comecei a escola, isso mudou de novo. É difícil até você se tornar próximo. As fronteiras não desaparecem se você não se tornar próximo às pessoas. Então eu só me reunia com pessoas com as quais eu me sentia compatível, então formávamos nosso próprio grupo, separados do resto. Fazer esse tipo de coisa é minha especialidade desde muito tempo atrás.

Isso é bom para quem está numa banda. Quando você começou a escutar música?
tetsu: No ensino fundamental eu gostava do Sawada Kenji (Julie). Na escola eu sempre cantava as músicas dele. Mas eu não gosto muito de ser notado. Eu já tinha um amigo que gostava de Sawada Kenji, então pensei "Vou cantar na sombra desse cara". Não que eu gostasse tanto assim da música do Sawada Kenji, mas eu achava que um cara que usa maquiagem e tão chamativo era muito legal.

Então você já tinha esse senso estético desde o ensino fundamental (risos).
tetsu: É, eu gosto de meninos desde que eu era novo. Meu primeiro beijo foi com um menino também. Foi, eu acho, no terceiro ano do ensino fundamental, e na sala de aula na frente de todo mundo. Eu gosto de meninos bonitinhos. É por isso que eu beijo o hyde no palco até hoje. Outro dia o hyde ainda tinha uma marca de beijo meu na bocheca...




Da próxima vez eu vou ver isso. Você foi uma criança que se apaixonava pelas coisas rapidamente.
tetsu: Eu sou muito entusiasmado com as coisas nas quais eu tenho interesse. Mas eu realmente não ligo para aquilo que não me interessa. Eu era um otaku, de anime. Eu gostava de Matsumoto Leiji, coisas como Space Battleship Yamato e Galaxy Express 999. Quando eu comecei o ensino médio, eu comecei a colecionar Gundam puramoderu [1]. Então eu mudei para rajikon [2]. Eu tinha tendência a gostar de coisas que os outros não gostavam.

Então você era um pouco narcisista?
tetsu: Bem, eu me olhava no espelho constantemente (risos).

Você também gostava da estética da música que você escutava?
tetsu: Duran Duran, Kajagooogooo, Culture Club, YMO, Ippoudou...  Então, sim, era assim no início. Então por alguma razão, eu entrei no mundo do heavy metal e hard rock. De início eu achava essas bandas barulhentas e com pessoas estranhas, mas quando eu ouvia achava tão legal. Esse tipo de coisa (barulho e pessoas estranhas) era algo que era único deles, e toda música, exceto heavy metal e hard rock, eram fracas nesse quesito. Então eu entrei nesse mundo. Quando eu ouvia esse tipo de música destrutiva me sentia emocionado e pensava "isso é rock!". Na época eu ouvia Mötley Crüe, Ratt e Ozzy Osbourne, etc. Depois disso eu comecei a ouvir hard rock japonês. Eu gravei clipes da MTV e programas musicais, e gostava de fazer minha própria coleção. Mas naquela época eu só fazia isso com música ocidental. Um dos caras japoneses que eu ouvia era Oosawa Yoshiyuki.

Que passatempo divertido.
tetsu: É mesmo, né? (risos) Eu também acho, eu não tinha amigos próximos que ouviam música assim, então eu mesmo descobri isso, e fui pesquisar sozinho.

Quando você entrou em uma banda?
tetsu: Quando eu tinha 14 anos, eu acho. Eu comprei um baixo e entrei numa banda logo em seguida. Nós tocávamos hard rock. No primeiro ano do ensino médio nós só tocávamos new wave, mas no segundo ano começamos a tocar hard rock mais e mais, e no terceiro ano nós só tocávamos hard rock. Na minha escola não tinha nenhuma regra sobre o cabelo... Todos os membros da minha banda eram mais velhos que eu. Eu só saía com pessoas mais velhas que eu. Eu era maduro pra minha idade.





Mas como você estava numa banda, você era notado pela sua aparência e era popular, certo?
tetsu: Não, isso soa como uma pessoa estranha! (risos)

Mas você tinha uma namorada.
tetsu: Eu tinha, mas não era legal. Nós começamos com uma troca de diários (risos) então não podíamos conversar. Na primeira vez que fomos para a escola juntos não conseguíamos falar nada. Isso me incomodou. Então nós terminamos e eu só disse "até mais". Um jeito bem natural de terminar as coisas (risos).

Então a personalidade de quando você era criança não mudou até agora?
tetsu: Tornou-se ainda mais estranha. A diferença entre quando estou depressivo e quando estou me divertindo é tão intensa. Não, é mesmo. Eu preocupo todo mundo. Porque quando estou feliz eu falo sozinho. Mesmo que ninguém esteja escutando.

Quando você fica feliz?
tetsu: Eu não sei. As vezes eu acordo de manhã e falo "ooooh hoje é um ótimo dia!". É horrível quando estou deprimido. Até que algo aconteça eu vou ficar parado, fazendo nada. Parece que o hyde também fica carrancudo quando estou depressivo. É como se o clima ficasse pesado. Aparece no nosso rosto imediatamente. Coisas pequenas me deixa de mal humor e outras coisas pequenas me deixam de bom humor. Hoje estou de bom humor porque normalmente falo nada.

Que tipo de pessoa é o tetsu, em uma palavra?
tetsu: Eu sou uma boa pessoa, de verdade. Eu sou frio, até mesmo com os fãs. Mas é porque meu amor é interno.

[1] Puramoderu: Plastic Model, plastimodelismo. São modelos de peças de plástico para serem montados e acabados.
[2] Rajikon: Modelos (carrinhos, aviões) controlados por controle remoto.


* As imagens deste post não são da mesma revista da entrevista. As fotos são da Fool's Mate, edição de setembro de 1994.

Créditos: Tradução Japonês-Inglês; Revisão: Gaby.

2 comentários:

  1. eu gosto de meninos bonitinhos[?] como assim KKKKKKKKKKKKKKK, foi meio repentino isto não é? mas vindo deles, é basicamente normal, alias também é uma cultura em que até homens se admiram sem preconceito, bom mais o primeiro beijo com um homem não me desceuKKKKKK, podem me xingar KKK amei a entrevista, mais um vez, obrigada Mi <3

    ResponderExcluir
  2. Achei super fofa a entrevista...adoraria e seria muito grata se publicassem mais coisas do Tetsuya....obrigada por tudo MI....

    ResponderExcluir