quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Entrevista com hyde, EletricBloom Webzine (2012)



Com a vinda do L'Arc~en~Ciel ao Reino Unido pela primeira vez em abril nós tivemos a chance de conversar com o vocalista hyde sobre o passado, presente e o que está guardado para o futuro da banda.


Vocês estão juntos há 20 anos e seu conceito e música se desenvolveram muitas vezes e de várias maneiras. Há algo que você sente que ainda não fizeram até hoje? Quais novas influências e mudanças podemos esperar no futuro?
hyde: Eu sinto que já fizemos muito. Até onde o mercado japonês vai, nós já fizemos de tudo! Nós gostaríamos de viajar para o exterior a partir de agora.

Será a primeira vez que vocês tocarão na Inglaterra. Você já visitou a Inglaterra antes, sobre o que você está mais ansioso?
hyde: Na verdade, eu estive em Londres para a gravação do meu álbum solo, eu lembro de ir na China Town todo dia. Eu tenho boas memórias de Londres. O London Eyes ainda não estava lá quando eu fui, então da próxima vez é o que eu quero visitar.

Em quais países você gostaria de tocar e que você ainda não visitou?
hyde: Itália! Eu amo comida italiana!

Vocês são a primeira banda japonesa a fazer um show principal no Madison Square Garden. Isso deve ser uma grande honra, tocar no mesmo palco de tantos grandes nomes da música.
hyde: Nós sentimos que é realmente um grande risco, mas se nós fizermos sucesso, acho que poderemos abrir caminho para mais artistas japoneses que querem se lançar no exterior. É um sonho não somente nosso, mas de todas as bandas e artistas japoneses.



De onde vem a inspiração para suas músicas?
hyde: Eu tenho um jeito único de escrever músicas. Começa a partir de uma imagem, mais como uma vaga impressão do que eu estou tentando capturar. Por exemplo, uma faixa bastante obscura e rápida, e começando daí a criar uma música com essa imagem, se é que isso faz sentido! Minhas letras são bastante visuais, eu as escrevo baseadas na imagem que eu vejo quando ouço as melodias.

Qual você acha que é o principal obstáculo que as bandas japonesas precisam superar para ter uma audiência maior no exterior?
hyde: Com certeza é o problema do idioma, mas também musicalmente, as bandas japonesas precisam escrever músicas que sejam boas o suficiente para competir com os maiores artistas internacionais. Por exemplo, as pessoas no Reino Unido precisam ter a mente mais aberta também, não escutar somente a música do Reino Unido e da América, mas inclusive de outros países.

Como é fazer 20 anos como uma banda? Vocês se acham mais fortes do que nunca, ou talvez mais próximos um com o outro?
hyde: Com certeza nós aprendemos como lidar um com o outro quando éramos mais novos. Às vezes nós ficamos bravos um com o outro! Mas nós aprendemos a lidar com isso, então está ficando mais fácil trabalhar como uma banda.

Vocês pretendem deixar o P'UNK~EN~CIEL como um item de raridade ou querem transformar isso em um álbum?
hyde: Provavelmente não...!

No último lançamento, Twenity 2000-2010, há um cover de "I Love Rock and Roll". Por que vocês decidiram fazer um cover dessa música? Vocês realmente amam Rock and Roll?
hyde: Hmm... Provavelmente porque nós estávamos buscando uma música que todos pudessem cantar juntos e que fosse em Inglês. Era a música ideal porque até mesmo os japoneses conseguem cantar junto, então provavelmente esse foi o motivo principal que nós escolhemos essa canção.

Apesar de manter o estilo musical icônico através dos anos, vocês se mantiveram atuais e bem aos olhos do público. Como você diria que a banda evoluiu para o que ela é hoje?
hyde: É difícil dizer como uma banda evoluiu quando você está nessa banda. No passado nós escrevíamos as músicas de forma bastante espontânea, sem pensar muito, mas agora nós pensamos mais quando escrevemos, então não criamos coisas muito esquisitas!

Vocês todos fizeram diferentes projetos paralelos e atuações solo nesses anos; depois de fazer parte de tudo isso, como sente que essa experiência o ajudou ao voltar para a banda?
hyde: Foi bastante positivo, provavelmente porque todos nós fizemos outras coisas, isso ajudou a banda a crescer e evoluir mais, ao contrário de ficar na banda o tempo todo e nos repetir, nós podemos voltar com uma mente renovada, e então evoluir muito mais. Por exemplo, eu era hesitante em cantar, mas depois do meu projeto solo eu comecei a gostar, e agora sinto que progredi e cresci como cantor, e acho que sou um vocalista melhor agora.

Alguma dica sobre quando podemos esperar um novo álbum?
hyde: Não há nada decidido ainda, mas provavelmente no próximo ano!

O single XXX foi lançado digitalmente na Europa pela Gaishin Records recentemente, e até agora a resposta foi incrível, nós amamos!
hyde: Fico muito feliz em saber disso! Na verdade existe uma versão em inglês dessa música, então talvez um dia nós iremos deixar vocês escutá-la!

Quais são os planos após o fim da turnê?
hyde: Nenhum plano ainda!

Você tem alguma mensagem para os fãs do Reino Unido?
hyde: Eu cresci ouvindo muita música inglesa, está na minha raíz, então estou muito feliz de poder tocar em seu país, do qual a música eu gosto muito. Nós esperamos poder fazer um show ótimo e animado, e esperamos que todos possam vir e experienciar isso!


Créditos:
Artigo original: ElectricBloom Webzine
Revisão: Gaby

Um comentário: